sábado, 29 de agosto de 2009

SOPAES EM AÇÃO

Saiba tudo sobre a última ação de resgate da SOPAES, noticiada no site GAZETAONLINE:

Maus tratos impedem reconhecimento de raça de cão
28/08/2009 - 17h35 (
Redação Multimídia - Gazeta Online)

Dois cachorros e um gato, vítimas da covardia dos donos, foram resgatados da casa onde estavam na tarde desta sexta-feira (28). Os animais foram abandonados pelos proprietários do imóvel que se mudaram do bairro Guaranhuns, em Vila Velha. Eles foram deixados para trás sem água e sem comida. Um dos cães não teve a raça identificada devido ao péssimo estado de saúde em que se encontrava.A Presidente da Sociedade Protetora dos Animais (Sopaes), Virgínia Brandão, afirmou que tomou conhecimento do abandono na quinta-feira (27) por intermédio de denúncias feitas por moradores locais.

Nesta sexta-feira (28) membros do instituto estiveram na residência indicada e confirmaram as informações repassadas. Os três animais foram encontrados já na frente do imóvel. Com apoio da Polícia Civil e do Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha, eles foram recolhidos.
Brandão ressaltou que os dois cachorros e o gato resgatados foram abandonados e viviam em um ambiente deplorável. "Era uma casa abandonada, imunda. Havia muitas fezes nessa residência e um mau cheiro muito forte. Disseram que os donos viajaram para São Paulo, levaram alguns animais e deixaram esses que encontramos". Os animais estavam famintos, magros, mal tratados e em péssimo estado de saúde, salientou ainda a presidente da Sopaes. Cuidadosamente, eles foram recolhidos e levados a consultórios veterinários de Vila Velha para receberem tratamento. Um dos cachorros é da raça Chow Chow. O outro não foi reconhecido já que estava muito debilitado. Após se reabilitarem, eles devem ser colocados para adoção.


================

Carta da SOPAES ao público:

"Gostaríamos em nome da SOPAES-Sociedade Protetora dos Animais do E.S., manifestar nossos agradecimentos a Delegada de Policia Titular da Delegacia de Novo México/Vila Velha, Drª Maria de Fátima Oliveira Gomes e de sua equipe, Srs. Julio Cezar, investigador, e José Carlos e Claudio - que prontamente nos acompanharam, dando-nos toda a segurança para que efetivamente o resgate acontecesse - e a Dra. Rosa Maria Cardoso, advogada que abraçou a causa e colocou a disposição da Instituição sua competência.

A ação eficaz e eficiente da Polícia nos deu a certeza que se tornou uma grande parceira nas próximas lutas que por certo virão. É muito difícil, com todos os problemas de criminalidade que ocorrem dia-a-dia, a Policia se prontificar na ajuda de resgate de animais que estão sofrendo maus tratos.

Para que alcemos nossos objetivos de uma sociedade melhor é imprescindível a parceria e a colaboração de todos – cidadãos e poder público - e nestes casos de resgate, principalmente da Policia e da Justiça."
***

Foi preciso sedar o gato para o resgate, mas ele está bem.


***



Os cães resgatados, que já estão em tratamento.

Um comentário:

Lucélia disse...

OLÁ ,
SEI QUE VCS NÃO RECOLHEM ANIMAIS DE RUA , MAS PEÇO POR FAVOR A VCS QUE INTERCEDAM PERANTE AS PREFEITURAS PARA QUE FAÇAM ALGUMA COISA EM RELAÇÃO AOS ANIMAIS SOLTOS NA RUA , AQUI NO MUNICÍPIO DA SERRA , É O QUE MAIS TEM , TODOS OS DIAS EU VEJO , AS VEZES , VEJO CÃES ATROPELADOS TODA SEMANA , NÃO É SÓ UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA , É UMA QUESTÃO DE HUMANIZAÇÃO!!!
AGRADEÇO A QUEM PUDER FAZER ALGO !!

GRATA, LUCÉLIA PRETTI.