quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Animais são abandonados pela prefeitura em cidade do Espírito Santo
03 de dezembro de 2009
Por meio de denúncias, a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo (Sopaes) encontrou na tarde desta quarta-feira (02) animais que estavam abandonados em uma propriedade da prefeitura de Domingos Martins, no centro da cidade.
No local, foram encontrados dois cães com mordidas de cobra e outros sete cachorros em péssimas condições de saúde. Segundo a advogada da Sopaes, Rosa Cardoso, foi registrado um boletim de ocorrência e o caso será investigado pelo delegado de Domingos Martins.
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) foi acionado pela Sopaes, que fez uma denúncia contra a Prefeitura de Domingos Martins. “Lá não tem estrutura de Centro de Controle de Zoonoses. É preciso retirá-los da rua, mas dar cuidado e condições de sobrevivência”, disse a diretora da Sopaes, Norma Melo.
Os animais não estavam separados por porte, sexo ou raça, alguns dos princípios básicos para estabelecer um Centro de Controle de Zoonoses. A promotoria do MPES, responsável pelo Meio Ambiente, autorizou a instituição a retirar os animais da casa para que possam receber tratamento adequado.
Comoção local
Além da Sociedade Protetora, vizinhos e veterinários da região ficaram indignados ao verem o estado de saúde e o abandono dos animais. A médica veterinária Goretti Rodrigues se prontificou a levar os cachorros para uma clínica a fim de cuidar dos machucados e alimentá-los.
O outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins informou que reconhece que a estrutura atual do canil municipal ainda não é adequada, mas destaca que o projeto de reforma do imóvel já está concluído e as obras estão previstas para o início do ano que vem.
O canil é coordenado por um servidor efetivo que realiza as atividades de manutenção, limpeza e alimentação dos animais. O local ainda tem a supervisão de um médico veterinário da equipe de Vigilância Ambiental Municipal.
A Secretaria de Saúde informa ainda que para 2010 está prevista a reativação do Programa de Adoção Responsável e a criação do Programa de Castração de Animais.

Fonte: SITE GAZETAONLINE

NOTA DA SOPAES: QUANTO À RESPOSTA DA PREFEITURA, NO QUE TANGE À SUPOSTA MANUTENÇÃO EFETUADA POR UM SERVIDOR EFETIVO, A SOPAES CONSTATOU QUE, SE EXISTIR ESTÁ INCORRETA, POIS O LOCAL ESTAVA EM ESTADO DEPLORÁVEL, IMUNDO, E NÃO HAVIA, NO MOMENTO DA VISITA, ÁGUA OU COMIDA. ESTAMOS DE OLHO !

2 comentários:

Unknown disse...

Pessoal, encontrei um caso urgente na região do Espirito Santo através do Facebook, sera que vocês podem auxiliar este cachorrinho? segue o link do face...muito obrigada desde ja!!! http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10151829575248868&set=o.159678464081496&type=1&theater

Unknown disse...

http://br.blastingnews.com/brasil/2016/07/idosa-espanca-caozinho-e-ele-chora-lagrimas-de-sangue-veja-video-001041659.html?sbdht=_pM1QUzk3wse8a-zzFKKNJJ8aTOh5fPdA9AYkFRG9QMr-S3j6FR1uMQ2_

O cachorro esta vivo? qual providencia vao tomar com essa criatura que o agrediu?