quinta-feira, 4 de junho de 2009

VITÓRIA!!! APROVAÇÃO DO PL 7291/2006

Foi aprovado ontem 03/06, por unanimidade, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal (CEC), o substitutivo do Projeto de Lei nº 7291/2006, que proíbe o uso de animais em circos. A aprovação é uma vitória das redes de mobilização de ONG’s, simpatizantes, defensores solitários, entre outras, que em todo o Brasil aderiram ao movimento "CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL", coordenado pela WSPA, e pressionaram os parlamentares brasileiros, enviando e-mails aos deputados da Comissão de Educação e Cultura (CEC) solicitando a aprovação do PL 7291/2006 com substitutivo. O Projeto de Lei segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

Os representantes da WSPA defenderam a atividade circense como importante manifestação cultural, mas sem a utilização de animais. Segundo representantes da instituição, animais utilizados em circo sofrem uma vida inteira de maus-tratos. As formas desumanas de treinamento - em sua maioria com o uso de choques, chicotes ou bastões pontiagudos, os espaços reduzidos em que são confinados e o constante transporte, em condições inadequadas, são circunstâncias que causam alto grau de estresse aos animais. Alimentação inadequada ou insuficiente, além da falta de segurança para o público, em grande parte dos espetáculos, também são aspectos destacados pela WSPA como argumentos para que o PL fosse aprovado e tenha fim à utilização de animais na atividade circense.

A SOPAES, na feira da Terra de 2008, teve a oportunidade de recolher assinaturas e encaminhar para WSPA, e teve representantes em diversas ações em defesa dos animais de circo aqui no Estado.

Diversos países já optaram pela proibição do uso de animais em circos, entre eles estão Áustria, Costa Rica, Dinamarca, Finlândia, Índia, Israel, Cingapura e Suécia. No Brasil, a proibição existe em cinco estados e em quase 50 cidades.

Destacamos, no Estado, a dedicação do jornalista Maninho Pacheco, ações da AMAES (salvamento de leão abandonado ) em defesa de animais de circo e da SOPAES (panfletagem de material didático em frente a circos nos quais apresentavam-se animais em seu espetáculo - Vitória e Vila Velha).

Esta vitória prova mais uma vez que, todos juntos, atuando de forma articulada e com uma meta clara, somos fortes.

Atenciosamente

Projetos SOPAES.

**************************

E ATENÇÃO MORADORES DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA/ES:

Na lei 4726/08, aprovada em Vila Velha, além de outras disposições, proíbe-se circos com animais naquele Município. Convocamos todos para fiscalizar o cumprimento deste artigo. Depende de nós cobrarmos para que a lei seja colocada em prática. Esta foi mais uma conquista da SOPAES e dos que defendem os direitos animais no Espírito Santo. Se você souber de algum circo com animais apresentando-se em Vila Velha, DENUNCIE!

**************************

5 comentários:

Unknown disse...

preciso fazer um doação de uma cadela,como q eu faço pois se nao conseguir irei acionar a carrocinha.meu nome e camila ferreira entre em contato comiga pelo tel;99590614

Unknown disse...

moro em uma casa tenho 2 pinchres 1 maltes e 1 vira lara. tenho um vizinho que não gosta de animais, trabalho o dia inteiro e quando chego, coloco eles pra tomar sol na varanda da minha casa, ele solta rojões para assustalos, já jogou também comprimido na frente de minha casa, chicletes mascados foram varios que peguei na boca das cachorras, miolo de pão mofado. etc... gostaria que pudessem me orientar no que devo fazer,já fiz Bo na policia em 2007, mas agora voltou tudo novamente. por favor me ajudem. tenho medo que algo pior possa acontecer. meu tel.27-3082-7817

crizz disse...

Estava na rua e vi alguns muleques querendo jogar uma gatinha para o pit bull pegar. Dei uma surra nos garotos e levei a gata pra minha casa,so que ela tava gravida. teve 4 filhotes lindos. Eu ia dar os filhotes,mas fiquei com medo de não cuidarem com carinho e resolvi ficar com todos.Quero castrar todos, já que não tenho uma renda tão favoravel assim. Moro em São Matheus ES e queria saber o que faço pra castra-los por uma ong.Deus abençoe todos

crizz disse...

Se Alguem puder me ajudar meu imail é crizloopes2@gmail.com

Tiago Santana disse...

Olá
Eu gostaria de saber o que preciso fazer pra tentar salvar um cachorro que nos dois últimos dias estar vivendo no parque municipal de vitória, horto de maruípe. Ele está visívelmente abatido. E não Sai do parque. Já tentamos alimenta-lo. Outros cachorros de rua passam perto e até comeram a ração. Ficarei muito agradecido com a resposta...